Vinhos Verdes – 11% – PVP: 50 Euros – Nota: 93/18,5
Loureiro estagiado em barrica de acácia e em barrica de carvalho francês com tampos de acácia. Destaque para as notas aromáticas a fruta cítrica, biscoito, especiarias e mineralidade. Num segundo plano mostram-se as notas florais, a fruta de caroço, alguma manteiga e uma leve moldura de baunilha. No palato revela fruta cítrica, biscoito, especiarias, leve manteiga e leve fruta de caroço. Para a mesa ou para guardar.
Um vinho que equilibra bem o uso da barrica com a frescura e acidez. É um dos grandes vinhos nacionais da casta Loureiro e uma das melhores referências que este produtor já colocou no mercado.
Casta: Loureiro
Vinificação: As uvas passaram por um processo de maceração em inox e fermentou numa barrica de acácia e noutra de carvalho francês com tampos de acácia. O vinho estagiou nas mesmas barricas durante 12 meses.
Aspeto: Pálido e amarelo.
Nariz: Intensidade média(+), leve flor de louro, lima, leve pêssego, biscoito, leve baunilha, pimenta branca, leve manteiga e pedra molhada.
Boca: Intensidade média(+), seco, acidez média(+), pouco álcool, corpo médio, lima, leve pêssego, biscoito, leve manteiga, pimenta preta e final longo.
Produtor: Adega Cooperativa de Ponte da Barca.
Projeto: A Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez foi fundada em 1963. Atualmente possui cerca de 1.000 associados, que representam uma área de 1.200 hectares de vinha, maioritariamente nos concelhos de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Enologia: José Antas Oliveira.
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 2025/3/31
Observações: Amostra gentilmente enviada pelo produtor.
