Variedade
Branca
Sinonímia
Desconhecida
Variedades erradamente identificadas com a Verdelho
Gouveio, Verdejo e Verdecchio
Origens
Provavelmente importada da ilha mediterrânica de Creta (Cândia) no século XV, juntamente com a Malvasia e outras castas «gregas», por ordem de D. Afonso V. A primeira referência conhecida às castas de videira surge no final do século XVI, por Fernandez (1531). Posteriormente é referida por Frutuoso (1522-1529), Lobo (1790), Gyrão (1822) e outros.
Características
A Verdelho apresenta um vigor moderado e uma produtividade baixa/média. O cacho é pequeno/médio. O bago é pequeno e tem uma película espessa. A casta é medianamente sensível à botritis, mas pouco suscetível ao míldio e ao oídio.
Regiões de Maior Relevância e Expansão
Esta casta não tem implantação física em Portugal continental, tem pouca nas ilhas da Madeira, Açores (estima-se a existência de cerca de 20 ha) e Canárias, mas está difundida nos países do Novo Mundo vitícola, como por exemplo, Austrália (1.603 ha), África do Sul e Argentina.
Parentalidade
Os estudos mais recentes realizados por Myles e outros (2011) apontam a Verdelho numa rede de ligações com várias cultivares, uma das quais seria a Traminer. Os autores concluiram existir uma relação de parentesco de primeiro grau entre as duas castas, com a Traminer a ser apresentada como progenitora.
Notas de Prova
Esta casta origina vinhos com aromas a pêssego e lima. A acidez elevada e enorme mineralidade contribuem para um estatuto quase mítico.
Fontes
- Böhm, Jorge (2007), Portugal Vitícola – O Grande Livro das Castas, Chaves Ferreira Publicações, Lisboa
- Frutuoso, Gaspar; (1522-1591). Saudades da Terra (6 vols), Instituto Cultural de Ponta Delgada. Disponível em https://sites.google.com/site/saudadesterra/
- Mestre, Susana; Castas de videira tradicionais dos Açores: notas sobre a sua origem in Ciência Téc. Vitiv. 31(2) 63-72. 2016
- Myles S. et all (2011) Genetic structure and domestication history of the grape. PNAS, 108 (9): 3530-3535.
- Sítio da Comissão Vitivinícola dos Açores (12-7-2022)