Festa do Azeite e do Bacalhau | Lisboa-Praça do Beato | 22 de Novembro

Mind the Glass
Credits: Praça do Beato

No sábado, dia 22 de novembro, entre as 11h00 e as 18h00, há Festa do Azeite e do Bacalhau na “Oficina” (edifício 8) da Praça Beato, no Beato Innovation District, em Lisboa. De entrada gratuita e em jeito de mercado, vai contar com a presença de 20 produtores e marcas – e várias dezenas de referências de azeite acabado de extrair nesta campanha –, vindos dos vários cantos do país e que ali se vão reunir para uma festa única no país. Com curadoria de Edgardo Pacheco, o evento vai também ser palco gastronómico de bacalhau, com criações assinadas pelos chefes Bertílio Gomes.

Com estreia em julho do ano passado, esta é a sétima “festa do produto”. Começou-se com a Festa do Arroz e seguiu-se para a do Tomate, do Azeite, do Borrego, e do Queijo. No passado dia 18 de outubro, regressou-se, com sucesso, ao Arroz. Também o Azeite (sempre e só Virgem Extra) está de volta, mas não vem sozinho: faz-se acompanhar do ‘fiel amigo’. A um mês do Natal, época por excelência para se comer bacalhau e azeite(s), melhor só com vinho à mistura. E é isso que vai acontecer na Praça Beato: uma tríade perfeita, com a estreia do evento Simplesmente Vinho Lisboa – no edifício do Refeitório.

A celebrar os 40 anos, a Riberalves junta-se à Festa do Azeite e do Bacalhau, onde vai dar a conhecer o novo ‘Lombo de Bacalhau Especial’.  Com 12 meses de cura, é uma edição limitada, acabada de lançar por ocasião aniversário e um produto que homenageia a tradição e a experiência de consumo da marca. Para este produto foram selecionados peixes de grande dimensão, que permitirão lombos limpos de 450 gramas e lascas suculentas.    

Enaltecendo o tão nobre Azeite Virgem Extra português – de diferentes regiões e variedades de azeitona – e feitos com um bacalhau especial, teremos criações gastronómicas da autoria do chefe Bertílio Gomes, da Taberna Abricoque, e do chefe André Serra, do restaurante Aurea, ambos em Lisboa. Os dois chefes vão criar pratos que ligarão os novos lombos de bacalhau da Riberalves com os azeites novos que estarão no evento. À venda a partir das 12h30, cada prato tem o valor de €9,00.  

Edgardo Pacheco tem como máxima “se é para comer, que se estude a matéria” e é por isso que em tudo o que se mete, a literacia é tão acarinhada. É com este pressuposto que o autor do livro “Os 100 Melhores Azeites de Portugal” (2016) vai promover, durante a festa, duas provas comentadas – por ele e pelos renomados especialistas Ana Carrilho e Francisco Pavão. A primeira acontece às 11h30 e a segunda às 16h30. Com inscrição prévia, aqui, cada prova tem apenas 12 lugares e o valor é de €15,00 por pessoa. 

“in comunicado à imprensa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.