Trilho em Pormenor Tinto 2018

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 13% – PVP: 45 Euros – Nota: 93+/18,5

De cor rubi claro. Neste vinho destacam-se os aromas a fruta vermelha, especiarias, leve chocolate e mineralidade. O palato confirma a fruta vermelha muito fresca levemente texturada, e revela leves especiarias. Final longo.

Um vinho de perfil menos extraído, menos alcoólico, muito franco e fácil de beber. Um excelente exemplar de um vinho do Douro que trilha um caminho alternativo, mas igualmente típico e de grande qualidade que tem passado ao lado do grande público.

Castas: Tinta Roriz, Tinta Barroca e Touriga Franca.

Vinificação: A fermentação decorreu em balseiros antigos de vinhos do Porto. Em alguns, as quais as uvas foram totalmente desengaçadas. Noutros as uvas foram desengaçadas apenas em 50% e, nos restantes, as uvas não foram desengaçadas. O vinho estagiou em barricas usadas, durante 24 meses, de 225 e 500 Litros.

Aspeto: Intensidade média e rubi claro.

Nariz: Intensidade média, esteva, amora, cereja, leve chocolate, pimenta branca e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, tanino polido, álcool médio, corpo médio(+), intensidade média(+), leve menta, amora, cereja, pimenta preta e longo.

Produtor: Pormenor

Projeto: Os vinhos Pormenor nascem em 2013 pela mão e sonho de 3 amigos – José Silva, Miguel Cardozo e Pedro Coelho. Unidos ao mundo do vinho de forma indireta, as famílias abrangem avós tanoeiros e pais corticeiros. A filosofia Pormenor tem como base a utilização em exclusivo de uvas provenientes de vinhas velhas plantadas em altitude, em distintos locais no Douro. As uvas brancas são provenientes de Pombal de Ansiães – Douro Superior. Uvas Tintas de Soutelo e Nagozelo do Douro – Cima Corgo, com características comuns: provenientes em exclusivo de vinhas velhas plantadas em altitudes elevadas e castas tipicamente durienses.

Enólogo: Pedro Coelho

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 17º

Data de prova: 7/4/2022

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta