Titan of Douro Reserva Rosé 2019

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 13,5% – PVP: 20 Euros – Nota: 91 92/18

Um vinho com aromas elegantes no qual se destacam a fruta muito fresca, a mineralidade e o floral. No palato mostra fruta vermelha fresca, elevada tensão, grande intensidade, complexidade, estrutura e um bom volume de boca.

Uma referência com elevada capacidade gastronómica para acompanhar pratos de todas as estações. Excelente estreia de um grande rosé nacional.

O vinho perdeu alguma intensidade aromática e alguns aromas florais mas ganhou leves aromas a chá e caruma. O palato evoluiu para alguma fruta cozida mas continua cheio de intensidade e frescura. Num bom momento para ser provado.

Vinificação: Os cachos inteiros foram prensados para barricas de carvalho francês onde fermentaram, com temperatura controlada, durante 30 dias. O vinho estagiou durante de 6 meses com agitação das borras finas.

Castas: Touriga nacional, Rufete e Mourisco

Aspeto: Pálido e casca de cebola claro escuro.

Nariz: Intensidade média(-), rosas, flor de pessegueiro, groselha, morango, leve pimenta branca, leve chá, leve caruma e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média (+), amora, romã, leve fruta cozida, leve pimenta preta e final longo.

Produtor: Luís Leocádio

Projeto: Este projeto tem as vinhas implantadas no Sopé da Serra do Reboredo, em Paredes da Beira, no ponto a maior altitude do Douro. A zona tem solos de granito recortados por filões de quartzo e situam-se entre os 700 e os 1000 metros de altitude e possui um grande património de vinhas centenárias.

Enólogo: Luís Leocádio

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 20/6/2020 – 19/2/2022

Deixe uma resposta