Tiago Cabaço Blog Tinto 2008

RIEDEL Mind the Glass

Alentejo – 14,5% – PVP: Indisponível – Nota: 94

Tiago Cabaço, nascido e criado em Estremoz, habituou-se a trabalhar nas vinhas e na adega com os pais. Depois de uma breve passagem pelo automobilismo começou a produzir os seus próprios vinhos, em 2004.

As vinhas encontram-se nas proximidades de Estremoz, com uma aposta nas castas tradicionais brancas da região: Arinto, Roupeiro e Antão Vaz, reforçadas com Verdelho, Encruzado, Viosinho e Viognier. Nas tintas, a escolha recaiu na Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Aragonês e Syrah.

Vinificação: As uvas foram esmagadas em lagar com pisa a pé e controlo de temperatura. O vinho estagiou em barricas novas e usadas de carvalho francês durante um ano.

Castas: Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional.

Aspeto: Intensidade média(+) e rubi.

Nariz: Intensidade média, azeitona, pimenta preta, leve cogumelo e leve caruma.

Boca: Seco, tanino redondo, acidez alta, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), leve azeitona, leve cogumelo e final longo.

Conclusão: Este vinho revela uma cor ainda bastante escura para a idade. Os aromas a fruta, especiarias e a evolução encontram-se bem balanceados. O palato confirma a excelente combinação entre alguma fruta madura mas fresca e evolução terciária. Podemos igualmente apreciar o caráter fresco, muito elegante, cheio de acidez e pleno de estrutura que esta referência ainda apresenta.

Este vinho encontra-se num excelente momento para ser bebido já ou guardar mais alguns anos em garrafa.

Produtor: Tiago Cabaço

Condição de Prova: Ao jantar.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 14º

Data de prova: 11/1/2020

Deixe uma resposta