Taylor´s Porto Tawny 30 anos

RIEDEL Mind the Glass

Porto – 20% – PVP: 134 Euros – Nota: 96/19

Um vinho marcado por aromas a frutos secos, especiarias e pela fruta caramelizada. O palato revela sabores muito bem definidos a frutos secos, melaço e especiarias. O toque de chila e o “vinagrinho” complexificam ainda mais este lote.

Uma referência que impressiona grandemente os sentidos pela densidade, estrutura e elegância.

Projeto: Em 1692, Job Bearsley chegou à cidade do Porto e rapidamente começou a exportar “vinho de Portugal” proveniente do Minho. No ano de 1744, um dos seus descendentes, comprou uma propriedade no Douro tornando-se num dos primeiros exportadores britânicos a fazê-lo.

Em 1824, Joseph Taylor tornou-se sócio da empresa e pouco depois seria o único proprietário. Durante a sua gestão recentrou o negócio apenas no vinho do Porto e na procura de vinhos de qualidade.

Mais tarde, em 1836, John Fladgate, que se tornou sócio da empresa, fixou a residência no Porto e passados dois anos associou-se a Morgan Yeatman e a empresa assumiu a denominação atual: Taylor Fladgate & Yeatman.

Castas: Mistura de castas tradicionais do Douro.

Aspeto: Intensidade média(+) e âmbar claro.

Nariz: Intensidade média(+), casca de laranja caramelizada, pinhão, avelã, passas, leve caramelo, melaço, leve chila, leve vinagrinho e madeira exótica.

Boca: Doce, acidez média(+), álcool médio, muito corpo, intensidade alta, avelã, pinhão, melaço, caramelo, leve chila, especiarias e final longo.

Produtor: Taylor´s

Enólogo: David Guimaraes

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: 0,75 L

Temperatura de Serviço: 16º

Data de prova: 9/8/2020

Deixe uma resposta