Taittinger Comtes de Champagne Blanc de Blancs 2007

RIEDEL Mind the Glass

Champagne – 13% – PVP: 120 Euros – Nota: 95

Em 1915, Pierre Taittinger, um jovem oficial de Paris, foi designado para o chefe de gabinete do general de Castelnau, que ficava no Château de la Marquetterie, localizado próximo de Reims.

Em 1932 comprou o Château juntamente com seu cunhado Paul Evêque e, dois anos depois, também comprou a Casa de Champanhe Forest-Fourneaux, que era uma das mais antiga de Champagne.

Desde 2006 é Pierre-Emmanuel Taittinger que está à frente dos destinos da Taitinger, estes abrangem 288 hectares, estendendo-se ao longo do rio Marne entre a Côte des Blancs, o Vallée de la Marne e a Montagne de Reims. Também possui 80 hectares no Aube, situado em Loches-sur-Ource.

Estes hectares apresentam-se plantados com 37% de videiras Chardonnay, 48% de Pinot Noir e 15% de Pinot Meunier, distribuídas igualmente em 37 diferentes crus.

Casta: Chardonnay.

Cor: Amarelo-esverdeado e pálido.

Nariz: Intensidade média, rosas, pêra, uva, biscoito, fermento de padeiro e giz.

Boca: Seco; acidez alta; tanino redondo; bolha fina e persistente, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, leve manteiga, salino, biscoito e longo.

Conclusão: Este vinho apresenta aromas bem definidos a flores, fruta e elevada mineralidade. No palato revela-se muito preciso, cheio de intensidade e elegância. A ligação entre os aromas de fruta e de evolução encontra-se muito bem conseguida.

Produtor: Taittinger

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 25/11/2019

Deixe uma resposta