Sogrape: Uma História Vivida

RIEDEL Mind the Glass

Autor: Gaspar Martins Pereira

Edição: Sogrape, Gaspar Martins Pereira e Campo das Letras

Data de Edição: 2003

ISBN: 972-610-713-X

Número de páginas: 168

Onde comprar: Livrarias e Alfarrabistas

Preço: 42 Euros

O livro é uma edição comemorativa do centenário do nascimento de Fernando Van Zeller Guedes.

Esta obra, profundamente ilustrada, tem um duplo objetivo. Por um lado, pretende-se prestar homenagem à memória de Fernando Van Zeller Guedes e à obra que legou e, por outro lado, apresentar a história da empresa Sogrape que na altura tinha cerca de 60 anos.

O livro está divido em 2 partes fundamentais. A primeira, intitulada “In memorandium”, foi escrita por Fernando Guedes e revela a ética pessoal e profissional com que marcou a sua vida e a sua postura na gestão de uma empresa de sucesso.

A segunda parte, escrita por Gaspar Martins Pereira, está seccionada em cinco capítulos distintos:

  • Os primeiros tempos
  • A geração do Mateus Rosé
  • Crise e refundação da Sogrape
  • Reconcentração nos vinhos
  • Regresso às origens: a Sogrape em 2003

Ao longo das 152 páginas que compõem esta parte ficamos a saber qual era o objetivo do grupo de amigos que criou a Sogrape, em 1942; também podemos perceber as razões da escolha da garrafa bojuda e do perfil do vinho que iria marcar uma época; o autor revela qual foi o mercado preferencial das primeiras exportações e quais as personalidades famosas do mundo do espetáculo, do futebol, da política e das finanças que ficaram associadas ao consumo de Mateus Rosé e todas as transformações a que a empresa teve até ao início do novo milénio.

Esta parte do livro apresenta a densa história que esta empresa amealhou ao longo de mais de 60 anos.

Uma obra a não perder.

1 Comment

  1. kobe sneakers

    Thanks for your own efforts on this blog. My mom really loves carrying out investigations and it is obvious why. A number of us know all regarding the lively mode you convey advantageous guidelines through the blog and as well as boost participation from some others on this theme then my princess is understanding a whole lot. Have fun with the rest of the year. Your conducting a pretty cool job.

Deixe uma resposta