Ruffino Aziano Chianti Classico 2007

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Chianti Classico – 13% – PVP: 12 Euros – Nota: 90

Em 1877, os primos Ilario e Leopoldo Ruffino estabeleceram uma pequena vinícola na cidade de Pontassieve, perto de Florença.

No final do século XIX a marca Ruffino tornou-se mundialmente reconhecida depois de ter ganho vários concursos nacionais e internacionais.

Após a II Guerra Mundial, a Ruffino começou a comprar propriedades na região da Toscana. Alguns anos depois já detinha vinhas em três das regiões mais famosas de Itália: “Chianti Classico”, “Brunello di Montalcino” e “Vino Nobile di Montepulciano”.

Atualmente, a empresa detém 62 hectares, distribuídos em seis propriedades principais, nas quais estão plantadas as castas Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot.

Castas: Sangiovese (80%), Cabernet Sauvignon e Merlot.

Aspeto: Intensidade média e granada.

Nariz: Intensidade média, leve ameixa, leve cereja, terra molhada, caruma e casca de árvore.

Boca: Seco, tanino áspero, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média, leve ameixa, leve cogumelo, e final longo.

Conclusão: O aspeto do vinho denota uma evolução notória, no entanto para além dos aromas e sabores terciários também podemos encontrar fruta.

A acidez alta, o corpo médio, o final longo e a extrema elegância que esta referência apresenta fazem dela uma boa companhia para a mesa.

Um excelente exemplar proveniente de uma das mais famosas regiões de Itália.

Produtor: Ruffino

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 17º

Data de prova: 21/9/2019

Deixe uma resposta