Ribeiro Santo Dourado Encruzado Branco 2020

RIEDEL Mind the Glass

Dão – 13,5% – PVP: 60 Euros – Nota: 90/18

Esta referência apresenta aromas florais, fruta de caroço, biscoito e mineralidade. No palato revela fruta cítrica e fruta de caroço levemente texturada. O final longo e o perfil fácil de gostar será do agrado da grande maioria dos enófilos.

Vinificação: As uvas foram completamente desengaçadas antes da prensagem. A fermentação decorreu em cubas de inox com temperatura controlada. O vinho estagiou em inox.

Casta: Encruzado.

Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.

Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, pêra, leve pêssego, leve maçã verde, leve biscoito e pedra molhada.

Boca: Intensidade média(+), seco, leve tanino, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, lima, pêra, leve pêssego e final longo.

Produtor: Magnum – Carlos Lucas Vinhos

Projeto: A Magnum Vinhos nasceu em Oliveira do Conde pelas mãos de  Carlos Rodrigues e Carlos Lucas. Com o passar dos anos juntaram, aos trinta hectares do Dão, mais 60 no Alentejo e 10 no Douro, ao portefólio.

A Quinta do Ribeiro Santo foi adquirida pela família de Carlos Lucas em 1994, que replantou de imediato as vinhas, dando inicio ao primeiro vinho engarrafado com o seu nome na colheita de 2000.

A vinha apresenta o encepamento tradicional com as castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinto Cão e Encruzado, que foram plantados num terreno granítico pobre, com grandes afloramentos rochosos, de onde se avista a Serra da Estrela.

Enologia: Carlos Lucas

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 13º

Data de prova: 9/4/2022

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta