Quinta dos Roques Encruzado Branco 2020

RIEDEL Mind the Glass

Dão – 13,5% – PVP: 18,7 Euros – Nota: 87/17,5

Neste vinho destacam-se os aromas florais, a fruta cítrica, especiarias, leve fruta tropical e mineralidade. O palato revela fruta cítrica, leves especiarias e acidez marcada.

Uma referência que revela alguma austeridade e equilíbrio. Um clássico da região.

Casta: Encruzado.

Vinificação: As uvas foram parcialmente desengaçadas. A fermentação decorreu em barricas de carvalho francês e em cubas de aço inox, com temperatura controlada.

Aspeto: Pálido e amarelo-claro.

Nariz: Intensidade média, leve gás, floral, lima, pêra, leve ananás, pedra molhada, leve biscoito e leve pimenta branca.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), lima, pêra, leve ananás, leve pimenta preta e final médio(+).

Temperatura de serviço: 12º

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Projeto: A Quinta dos Roques está localizada entre Mangualde e Nelas, no lugar de Abrunhosa do Mato. No início da década de oitenta virou-se uma página na história desta quinta, as uvas que até então eram entregues na cooperativa de Mangualde começaram a produzir os vinhos de quinta.

Actualmente a Quinta dos Roques dispõe de quarenta hectares de vinhas. Cerca de 75% da área é ocupada por castas tintas dominando a Touriga Nacional, a Tinta Roriz, a Alfrocheiro Preto, a Jaen, a Tinto Cão e a Tinta Pinheira; os restantes 25% são de castas brancas prevalecem a Encruzado, a Malvasia Fina, Bical e a Cercial.

Produtor: Quinta dos Roques

Enólogo: Rui Reguinga

Data de prova: 9/4/2022

Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.

Deixe uma resposta