Quinta das Bágeiras Pai Abel Grande Reserva Bruto Natural Espumante 2016

RIEDEL Mind the Glass

Bairrada– 13% – PVP: 62 Euros – Nota: 95/19

Este espumante apresenta grande complexidade aromática destacando-se a fruta cítrica, o pão torrado, os frutos secos e a mineralidade. De forma mais leve conseguimos descortinar funcho, fruta de caroço, especiarias e alguma salinidade. No palato a bolha, fina e cremosa, encontra-se em harmonia com a fruta cítrica, biscoito e especiarias. Final longo.

A opção pela fermentação em barrica e pelos 4 anos de estágio emprestaram uma complexidade suplementar a este grande espumante da Bairrada. A não perder.

Castas: Bical (80%), Chardonnay (15%) e Cercial (5%)

Vinificação: O vinho base para este espumante foi obtido a partir de uvas das castas Bical, Chardonnay e Cercial
que fermentaram de forma espontânea em barricas de carvalho usadas. Espumantizado em março de 2017 com
estágio em cave 4 anos.

Aspeto: Pálido, amarelo e efervescência.

Nariz: Intensidade média, leve funcho, leve pêssego, lima, figo, leve pimenta branca, pão torrado, pinhão, amêndoa leve sal e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), bolha fina, lima, biscoito, leve pimenta preta e final longo.

Produtor: Quinta das Bágeiras

Projeto: O projeto Quinta das Bágeiras, sediado na vila da Fogueira, próxima de Sangalhos, nasceu em 1989 depois da família de Mário Sérgio Alves Nuno ter tomado a decisão de deixarem de vender as uvas, provenientes dos seus 12 hectares de vinhas, às caves da região. Com o passar dos anos, a família adquiriu mais 16 hectares na região. Atualmente, o projeto conta com 11 vinhas de diferente dimensões num total de 28 hectares.

Condição de Prova: Ao jantar.

Capacidade: standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 10º

“Dégorgement“: Maio de 2021

Data de prova: 18/11/2020

Deixe uma resposta