Quinta das Bágeiras Garrafeira Branco 2017

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Bairrada– 14,5% – PVP: 22 Euros – Nota: 92

O projeto Quinta das Bágeiras, sediado na vila da Fogueira, próxima de Sangalhos, nasceu em 1989 depois da família de Mário Sérgio Alves Nuno ter tomado a decisão de deixarem de vender as uvas, provenientes dos seus 12 hectares de vinhas, às caves da região.

Com o passar dos anos, a família adquiriu mais 16 hectares na região. Atualmente, o projeto conta com 11 vinhas de diferente dimensões num total de 28 hectares.

Vinificação: As uvas são provenientes de vinhas com mais de 75 anos. É vinificado de bica aberta, sendo o mosto colocado em pequenos decantadores onde permanece entre 24 a 36 horas para fazer a decantação através de precipitação natural. No final deste processo, o mosto é transferido para tonéis antigos de madeira. É engarrafado sem qualquer tipo de filtragem ou colagem

Castas: Bical (50%) e Maria Gomes (50%)

Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.

Nariz: Intensidade média, lima, pêssego, ameixa branca, leve ananás, pimenta branca, salino e pedra molhada.

Boca: seco, tanino secante, acidez alta, álcool médio(+), corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, salino e final longo.

Conclusão: Um nariz com fruta muito fresca e bastante mineral. No palato está cheio de fruta muito fresca, muito mineral, estruturado e muito longo.

Esta referência ainda está muito jovem mas continua a apresentar alguma oxidação, muito característica do método de vinificação.

Produtor: Quinta das Bágeiras

Condição de Prova: Ao almoço.

Capacidade: standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 13º

Data de prova: 4/1/2020

Deixe uma resposta