Quinta das Bágeiras Espumante Grande Reserva 2015

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Bairrada– 13% – PVP: 25 Euros – Nota: 93

O projeto Quinta das Bágeiras, sediado na vila da Fogueira, próxima de Sangalhos, nasceu em 1989 depois da família de Mário Sérgio Alves Nuno ter tomado a decisão de deixarem de vender as uvas, provenientes dos seus 12 hectares de vinhas, às caves da região.

Com o passar dos anos, a família adquiriu mais 16 hectares na região. Atualmente, o projeto conta com 11 vinhas de diferente dimensões num total de 28 hectares.

Vinificação: As uvas são provenientes de vinhas com mais de 75 anos. É vinificado de bica aberta, sendo o mosto colocado em pequenos decantadores onde permanece entre 24 a 36 horas para fazer a decantação. No final do processo, o mosto é transferido para depósitos de inox onde fermenta. O vinho base é espumantizado e estagia 36 meses em cave antes do “degorgement”.
Um espumante de método tradicional, fermentado em garrafa, com a “remuage” feita à mão em pupitres de madeira. Sendo um bruto natural, não tem qualquer adição de açúcar no licor de expedição.

Castas: Bical e Maria Gomes

Aspeto: Pálido e amarelo.

Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, lima, leve favo de mel, pão torrado, passa, biscoito, avelã, sal, giz e pedra molhada.

Boca: seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), bolha fina, lima, favo de mel, salino e final longo.

Conclusão: Este espumante combina aromas da fermentação e de evolução em garrafa resultando num “bouquet” cheio de complexidade. Destacam-se os aromas frutados, a mineralidade e os frutos secos.

No palato destaca-se a bolha muito fina, a salinidade e o leve melado. A acidez e a estrutura revelada fazem desta referência uma excelente companhia à mesa.

Produtor: Quinta das Bágeiras

Condição de Prova: Ao almoço.

Capacidade: standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 10º

“Dégorgement“: 2019

Data de prova: 4/1/2020

Deixe uma resposta