Quinta da Carolina Xisto Amarelo Tinto 2017

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Douro – 13% – PVP: 39,50 – Nota: 92+/18

Propriedade da família Cândido da Silva, a Quinta da Carolina está localizada na região demarcada do Douro, sub-região do Cima Corgo, na margem esquerda do Rio Douro, a 4 Km. do Pinhão.

A Quinta tem uma exposição a norte e a vinha velha, letra “A” , tem cerca de 40 anos, é constituída pelas castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Carvalha, Tinta Amarela, Tinto Cão, Sousão, Rufete, Tinta Melra, Malvasia Preta, Tinta Barroca, Tinta Francisca e Bastardo.

Vinificação: As uvas, provenientes de uma parcela exposta a nascente, fermentaram em lagar de cimento, sem desengace, com pisa a pé e extração muito reduzida. O vinho estagiou num “foudre” de 1000 litros, de carvalho alemão, com mais de 50 anos durante um ano e meio.

Castas: Touriga Franca (95%) e Tinta Amarela (5%)

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: Intensidade média, mirtilo, amora, leve azeitona, pimenta branca e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, alcool médio, tanino áspero, corpo médio, intensidade média(+), framboesa, mirtilo e final longo.

Conclusão: Um vinho muito focado nos aromas a fruta fresca e na mineralidade. No palato revela-se ainda jovem, tenso, cheio de intensidade e boa estrutura.

É uma referência que revela bem as características da casta no contexto em que se enquadra. Também é interessante verificar o uso parcimonioso da barrica. Uma boa estreia.

Produtor: Quinta da Carolina

Enólogo: Luís Cândido da Silva

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Temperatura de Serviço: 14º

Data de prova: 22/2/2020

Deixe uma resposta