Pormenor A de Arinto Branco 2019

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 12% – PVP: 23 Euros – Nota: 89+/17,5

Amarelo na cor. Muito complexo aromaticamente, destacam-se os aromas florais, a fruta cítrica, a fruta de caroço e pedra molhada. Num plano complementar mostra-se a pimenta branca e a manteiga. O palato revela uma acentuada acidez e alguma untuosidade bem ligadas com fruta cítrica e fruta de caroço. Boa estrutura.

Um vinho com um perfil muito complementar, por um lado é fresco e mineral e, por outro, é gordo e levemente oxidado. Excelente interpretação da casta no Douro. Terá vida longa mas mostra desde já uma excelente apetência para a mesa.

Projeto: Os vinhos Pormenor nascem em 2013 pela mão e sonho de 3 amigos – José Silva, Miguel Cardozo e Pedro Coelho. Unidos ao mundo do vinho de forma indireta, as famílias abrangem avós tanoeiros e pais corticeiros.

A filosofia Pormenor tem como base a utilização em exclusivo de uvas provenientes de vinhas velhas plantadas em altitude, em distintos locais no Douro. As uvas brancas são provenientes de Pombal de Ansiães – Douro Superior. Uvas Tintas de Soutelo e Nagozelo do Douro – Cima Corgo, com características comuns: provenientes em exclusivo de vinhas velhas plantadas em altitudes elevadas e castas tipicamente durienses.

Vinificação: As uvas foram ligeiramente pisadas a pé e maceraram durante 12 horas com cacho inteiro. Após este procedimento foram prensadas diretamente para barricas usadas de carvalho francês onde fermentaram naturalmente e estagiaram durante 10 meses.

Casta: Arinto.

Aspeto: Pálido e amarelo.

Nariz: Intensidade média, floral, leve feno, lima, pêssego, leve ananás, casca de laranja cristalizada, pedra molhada, pimenta branca, leve manteiga.

Boca: Seco, acidez alta, leve tanino, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, tangerina, manteiga e final médio(+).

Produtor: Pormenor

Equipa de Enologia: Pedro Coelho e Alexandre Figueiredo

Condição de Prova: Sem comida

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 14º

Data de prova: 5/12/2020

Deixe uma resposta