Paço dos Cunhas Vinha do Contador Grande Júri Nobre Branco 2015

RIEDEL Mind the Glass

Dão – 13,5% – PVP: 90 Euros – Nota: 96+/19

De cor amarelo-claro. Este vinho mostra, num primeiro plano, aromas a fruta de caroço, especiarias, biscoito e pedra molhada. Num plano complementar revelam-se os aromas a barrica, manteiga e alguma evolução. No palato confirma-se a fruta de caroço muito fresca e especiada. O final é quase interminável.

De perfil invulgar e exótico na região. Um grande, grande vinho branco do Dão. Impressiona grandemente os sentidos. De categoria mundial.

Vinificação: As uvas foram completamente desengaçadas e fermentaram com temperatura controlada. 50% do vinho fermentou em barricas novas de Carvalho Francês e 50% em barricas de segundo uso, durante 12 meses.

Castas: Encruzado (70%), Malvasia Fina (20%) e Cerceal Branco (10%).

Aspeto: Intensidade média e amarelo-claro.

Nariz: Intensidade média, pêssego, pêra, leve baunilha, leve manteiga, biscoito, leve mel, pedra molhada e leve folha seca.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêssego, pêra, pimenta preta e final longo.

Produtor: Global Wines.

Projeto: A Casa de Santar foi fundada no final do século XVIII, é uma das mais icónicas vinícolas do Dão. A Casa de Santar possui o maior terreno contínuo do Dão, com 103 hectares, 83 de variedades tintas e 20 de variedades brancas.

Enólogo: Osvaldo Amado

Condição de Prova: Ao jantar.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 18º

Data de prova: 2/12/2021

Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.

Deixe uma resposta