Nativo Vinho de Mesa Branco 1999

RIEDEL Mind the Glass

Alentejo – 12,5% – PVP: indisponível – Nota: 94/18,5

De cor cobre. Este vinho apresenta aromas a fruta de caroço em calda, resina, mel, chá, amêndoa e algum químico. O palato confirma a fruta de caroço em calda resinosa muito fresca e mel. A acidez marcada empresta muita frescura ao lote. O final longo remete este vinho para a sobremesa.

Esta referência faz lembrar um vinho de Jerez e é mais um bom exemplo da resistência à passagem do tempo. Um hino aos vinhos de talha brancos.

Vinificação: Esmagamento em ripanço. Fermentação e estágio em talha de barro de 2000 litros de capacidade.

Castas: Tradicionais do Alentejo.

Aspeto: intensidade média e cobre.

Nariz: intensidade média, pêssego em calda, engaço, figo, leve mel, leve chila, chá, amêndoa, torrado, resina e leve químico.

Boca: seco, tanino secante, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), pêssego em calda, mel, resina e final longo.

Produtor: Abegoaria.

Projeto: Localizada na zona Granja-Amareleja,  em plena Região Demarcada do Alentejo, a empresa Encostas do Alqueva, surge associada à Cooperativa Agrícola de Granja e à Amareleza Vinhos. Em 2007, Manuel Bio, assume a presidência da Adega e catapulta-a para o maior produtor da região. Atualmente, a Abegoaria produz vinhos no Alentejo, Douro, Lisboa, Tejo, Dão e Vinhos Verdes.

Condição de Prova: Ao almoço.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 16º

Data de prova: 12/2/2022

Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.

Deixe uma resposta