Moinante Rosé Castelão 2020

RIEDEL Mind the Glass

Alentejo– 12% – PVP: 13,95 Euros – Nota: 88/17,5

Aromas pouco intensos mas definidos a fruta vermelha, flores e especiarias. O palato revela fruta vermelha muito frescas e algumas especiarias.

Esta referência mostra agora aromas e sabores mais definidos e focados na fruta vermelha, especiarias e mineralidade. O vinho ganhou alguns aromas a folhas secas, o que indica alguma evolução em garrafa, complexificando-o.

Uma referência muito delicada, cheia de elegância e muito vibrante. Grande rosé.

Casta: Castelão.

Vinificação: As uvas foram prensadas diretamente e fermentaram em cubas de inox com temperatura controlada. O vinho estagiou em barricas de carvalho francês (15%).

Aspeto: Pálido e rosa claro.

Nariz: Intensidade média(-), rosas, leve folha de tomate, romã, morango, leve pimenta branca, pedra molhada e leves folhas secas.

Boca: seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), morango, romã, leve pimenta preta e final médio(+).

Produtor: Mainova Sociedade Agrícola

Projeto: No ano de 2010, José Luís Monteiro, adquiriu a Herdade Fonte Santa, situada próximo de Arraiolos, e plantou 20 hectares de vinha (13 de uvas tintas e 7 de brancas) e 90 de olival. Nos anos subsequentes os vinhos foram vendidos a granel. Em 2019 começaram a vender vinho com marca própria.

Enólogos: António Maçanita e Sandra Sárria.

Condição de Prova: Ao jantar – Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 13º – 10º

Data de prova: 27/8/2021 – 4/6/2022

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe uma resposta