Marquês de Marialva Grande Reserva Arinto Branco 2015

RIEDEL Mind the Glass

Bairrada – 13,5% – PVP: 19 Euros – Nota: 92/18

A cor revela pouca evolução. Destacam-se os aromas florais, os citrinos e a fruta de caroço. A barrica encontra-se bem casada com a fruta. O palato confirma a fruta cítrica e de caroço e revela uma acidez cortante.

Um grande Arinto proveniente de uma instituição que sempre acreditou na casta e na sua adaptabilidade à Bairrada. A não perder.

Casta: Arinto.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e 50% do lote fermentou em barricas novas de carvalho francês, com tosta ligeira, e o restante em inox. O vinho estagiou durante 12 meses em barrica e 6 meses após o engarrafamento.

Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.

Nariz: Intensidade média, flor de laranjeira, lima, damasco, biscoito, leve baunilha e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), corpo médio(+), intensidade média(+), lima, pêssego, baunilha e final longo.

Temperatura de Serviço: 12º

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Projeto: Em 1954 um conjunto de 100 agricultores fundou a Adega Cooperativa de Cantanhede. Atualmente, conta com mais de 700 viticultores associados ativos e apresenta uma produção média anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva.

Esta Adega é o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando 30 a 40% da produção global da região e certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos DOC Bairrada e IG Beira Atlântico.

Produtor: Adega de Cantanhede

Enólogo: Osvaldo Amado

Data de prova: 11/6/2021

Deixe uma resposta