Marquês de Marialva Garrafeira Edição Especial 65 Anos Tinto 2001

Mind the Glass

Bairrada – 14,5% – PVP: 90 Euros – Nota: 94+/18,5

A cor granada evidencia alguma evolução mas não nos prepara para a sinfonia aromática composta por mentol, frutas silvestres, especiarias, giz e bosque. O palato faz a ressonância dos aromas agora ampliados pela textura conferida pelos taninos ainda presentes e pela grande estrutura. Um vinho denso, carnudo mas muito fresco.

O vinho perdeu alguns aromas e sabores a mentol, alguma fruta e integrou um pouco mais a barrica, como seria de esperar. Continua em grande forma.

É interessante verificar que, apesar da idade, o tempo conservou-o de forma magistral. Será ainda capaz de evoluir durante mais uns anos. Um vinho de categoria mundial proveniente de uma casta extraordinária.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas parcialmente e fermentaram com temperatura controlada. O vinho estagiou 120 meses em inox e 24 meses em barricas de segundo ano. Posteriormente foi engarrafado em 2015 e lançado para o mercado em 2019.

Casta: Baga

Aspeto: Intensidade média e granada.

Nariz: Intensidade média, leve menta, amora, morango, mirtilo, pimenta preta, pimenta branca, madeira exótica, giz, caruma, folhas secas, leve tabaco e leve couro.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), tanino médio, corpo médio(+), intensidade média(+), leve menta, mirtilo, ameixa seca, amora, leve cogumelo, pimenta branca e final longo.

Produtor: Adega de Cantanhede

Projeto: Em 1954 um conjunto de 100 agricultores fundou a Adega Cooperativa de Cantanhede. Atualmente, conta com mais de 700 viticultores associados ativos e apresenta uma produção média anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva. Esta Adega é o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando 30 a 40% da produção global da região e certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos DOC Bairrada e IG Beira Atlântico.

Enólogo: Osvaldo Amado

Condição de Prova: Ao jantar – Sem acompanhamento de comida.

Temperatura de Serviço: 17º

Data de prova: 22/10/2020 – 17/12/2022

Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.