Madre de Água Encruzado Branco 2016

RIEDEL Mind the Glass

Dão – 13% – PVP: 16,95 Euros – Nota: 91/18

De cor amarela. Este vinho apresenta aromas a fruta cítrica, especiarias, fruta de caroço, resina, mineralidade e leve evolução em garrafa. O palato mostra fruta de caroço, especiarias e fruta cítrica muito fresca.

Uma referência muito fresca e ainda muito jovem que não aparenta os 6 anos de existência e por um bom preço. Um produtor pouco conhecido merecedor de mais reconhecimento dos enófilos que procuram vinhos de qualidade.

Vinificação: Maceração pré-fermentativa. As uvas fermentaram com temperatura controlada e, posteriormente, estagiaram em barricas de carvalho.

Casta: Encruzado.

Aspeto: Pálido e amarelo.

Nariz: Intensidade média, lima, pera, resina, pedra molhada, pimenta branca e folhas secas.

Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), leve lima, pêssego, leve pimenta preta e final longo.

Produtor: Quinta Madre de Água.

Projeto: O projeto Quinta Madre de Água iniciou-se em 2007 com a compra da quinta com o mesmo nome, em Vinhó, que congregava 16 hectares e existiam algumas construções em pedra granítica, uma parcela de vinha com 40 anos, oliveiras, carvalhos, castanheiros, pinheiros, cerejeiras centenárias e muitos poços de água.

Entretanto foram adquiridas outras quintas vizinhas: Santo António, Regada, Caramuja Nossa Senhora do Porto, nas quais foram construidos um hotel de charme com 10 quartos, um restaurante, uma queijaria, um ovil e um picadeiro. Atualmente, o projeto ocupa área de 60 hectares sendo 16 de vinha.

Enólogo: Paulo Nunes.

Condição de Prova: Ao almoço.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 8/8/2022

Observações: Amostra gentilmente oferecida pelo produtor.

Deixe uma resposta