Luís Pato Espumante Bruto 1997

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Bairrada – 12,5% – PVP:  Indisponível – Nota: 93

Luis Pato é um inconformista e um pioneiro. Em 1980 produziu o seu primeiro vinho e em 1988 plantou a casta Baga em “pé franco” (vinhas não-enxertadas) para compreender os vinhos pré-filoxéricos. Em 1995 lançou o vinho Quinta do Ribeirinho Pé Franco. Uma das referências melhor conotadas da região e um ícone bairradino.

Castas: Bical

Aspeto: Pálido; cobre; Bolha fina e persistente.

Nariz: Intensidade média, mel, chá, leve salino, pão torrado e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média, bolha delicada, mel, chá, amêndoa, cremoso, pedra molhada e final longo.

Conclusão: Este vinho surpreendeu-me pela forma como se apresentou no copo, se, por um lado, a cor evidencia uma respeitosa idade, por outro lado, a bolha persistente convidava a uma prova demorada e atenta.

Gostei especialmente dos aromas claros da evolução que estágio prolongado conferiu a este espumante. No entanto, foi no palato que este vinho me arrebatou. Gostei particularmente da elegância e cremosidade apresentada, no entanto, apreciei ainda mais a elevada acidez, secura e mineralidade que se traduziram numa sensação de tensão arrebatadora que nos poderia levar a pensar que estaríamos na presença de um espumante de outras latitudes.

Este espumante é um hino à Bairrada e uma prova de que os espumantes nacionais têm tudo o que necessitam para envelhecer bem, por longos períodos, em cave.

Produtor: Luís Pato

Condição de Prova: Sem comida

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 9º

Data de prova: 13/4/2019

Deixe uma resposta