Lilipop Tinto 2018

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 14% – PVP: 27 Euros – Nota: 89+/17,5

Os aromas a fruta fresca estão bem patentes num “bouquet” que é complementado por um subtil toque resinoso e especiado. No palato voltamos a ter a sensação frutada e fresca. Os taninos arredondados e a acidez marcada conferem uma boa textura e uma sensação fresca bem marcada.

Um vinho muito bem conseguido longe do perfil potente e “amadeirado” que ainda se encontra na região. Este é mais um projeto para acompanhar de perto.

Vinificação: As uvas foram prensadas em lagares tradicionais com pisa a pé. A fermentação decorreu durante seis dias e foram usadas leveduras indígenas. O vinho estagiou durante 12 meses em barricas usadas de carvalho francês.

Casta: Tinto Cão

Aspeto: Intensidade média e granada.

Nariz: Intensidade média, cereja, mirtilo, groselha, leve azeitona, pimenta branca, resina e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez média(+), muito álcool, tanino médio, corpo médio, intensidade média(+), groselha, cereja, mirtilo, leve baunilha e final longo.

Produtor: Quinta de Tourais

Projeto: A Quinta de Tourais está situada nos arredores da cidade da Régua e pertence à família Coelho há três gerações. Até 1999 as uvas produzidas eram vendidas para a produção de vinho do Porto. Depois desse ano, e sob a responsabilidade enológica de Fernando Coelho,  começaram a ser produzidos os primeiros vinhos.

Enólogo: Fernando Coelho

Condição de Prova: Ao almoço.

Capacidade: 0,75 L

Temperatura de Serviço: 16º

Data de prova: 28/7/2020

Deixe uma resposta