Lilipop Lúpulo Branco 2019

RIEDEL Mind the Glass

Bebida Aromatizada à Base de Vinho – 12,5% – PVP: 17 Euros – Nota: 92/18

A côr pálida e acobreada não esconde o aroma marcado pelo lúpulo e pela fruta fresca. O toque mentolado, a leve salinidade e o ligeiro melado completa um “bouquet” extremamente invulgar. O palato confirma todas as notas aromáticas e revela um textura vibrante conferida pelos taninos e pela acidez. A leve salinidade e as especiarias completam a apetência para a gastronomia.

Esta foi uma grande e boa surpresa que provei nos últimos tempos. É um novo caminho que se abre na região. A não perder, especialmente para quem procura novas e surpreendentes sensações vínicas.

Projeto: A Quinta de Tourais está situada nos arredores da cidade da Régua e pertence à família Coelho há três gerações. Até 1999 as uvas produzidas eram vendidas para a produção de vinho do Porto. Depois desse ano, e sob a responsabilidade enológica de Fernando Coelho, começaram a ser produzidos os primeiros vinhos.

Vinificação: As uvas foram previamente desengaçadas e a fermentação decorreu com as películas recorrendo às leveduras indígenas, sem adição de sulfuroso, sem controlo de temperatura e com a adição de lúpulo. O vinho estagiou seis meses em barricas usadas.

Castas: Rabigato, Gouveio e Esgana Cão.

Aspeto: Pálido e cobre.

Nariz: Intensidade média, lúpulo, leve menta, favo de mel, alperce, leve sal, pimenta branca e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, tanino médio, corpo médio, intensidade média(+), resina, favo de mel, pêssego, sal, pimenta preta e final longo.

Produtor: Quinta de Tourais

Enólogo: Fernando Coelho

Condição de Prova: Ao almoço.

Capacidade: 0,75 L

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 28/7/2020

Deixe uma resposta