Herdade do Rocim Rosé 2019

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Alentejo – 12,5% – PVP: 9 Euros – Nota: 86/17

A Herdade do Rocim, com cerca de 120 hectares, situa-se entre Cuba e Vidigueira e pertence à Movicortes, S.A, com sede em Leiria

Entre os anos 2001 e 2004 foram plantados cerca de 20 hectares de vinha, na sua maioria de Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira, plantadas em solos franco-argilosos mas também a Touriga Nacional e Syrah plantadas em solos arenosos.

Em 2006 plantaram-se sete hectares de castas brancas em solos arenosos, sobretudo de Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Alvarinho. Entre os anos de 2009 e 2011, foram plantados 23 hectares de vinha, dois de castas brancas, Viosinho e Arinto, em solos maioritariamente arenosos, e os restantes 21 hectares de castas tintas com forte predomínio da casta Alicante Bouschet, plantada tanto em solos franco-argilosos como em solos arenosos e também alguma área de Tannat e Petit Verdot, plantados em solos franco-argilosos.

A Herdade do Rocim tem 70 hectares de vinha, 53 de castas tintas e 17 de castas brancas.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas com ligeiro esmagamento do bago. A vinificação ocorreu por bica aberta e foi clarificado estaticamente pelo frio. A fermentação ocorreu a uma temperatura de 15ºC, por um período de 17 dias. O vinho estagiou 3 meses em garrafa antes de ser lançado no mercado.

Casta: Touriga Nacional.

Aspeto: Pálido e salmão.

Nariz: Intensidade média(-), leve erva cortada, rosas, morango e pimenta branca.

Boca: Leve doçura, acidez média(+), álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), morango, framboesa, especiarias e final médio(+).

Conclusão: Um vinho muito focado em aromas florais, fruta fresca e, acima de tudo, especiado. No palato voltamos a sentir a fruta e as especiarias quase explosivas com um final bem interessante.

O equilíbrio entre a leve doçura e a acidez marcada está muito bem conseguida. Um rosé que agradará a um público muito alargado.

Produtor: Herdade do Rocim

Enólogos: Catarina Vieira e Pedro Ribeiro

Viticultores: Catarina Vieira e Amândio Cruz

Condição de Prova: Ao jantar.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 11,5º

Data de prova: 23/3/2020

Deixe uma resposta