Foral de Cantanhede Gold Edition Baga Tinto 2011

RIEDEL Mind the Glass

Bairrada – 14,5% – PVP: 60 Euros – Nota: 93+/18,5

De cor granada. Aromas a fruta vermelha, especiarias, fruta silvestre e evolução. O palato mostra fruta vermelha bem ligada aos taninos texturados e frescura conferida pela acidez.

Este vinho impressiona grandemente os sentidos logo no nariz pois mostra aromas da fermentação, pós-fermentação e da maturação. Um excelente exemplar da casta.

Casta: Baga

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram com temperatura controlada. O vinho estagiou durante 24 meses em barricas de carvalho francês sendo 75 % novas e 25% de 2º uso.

Aspeto: Intensidade média e granada.

Nariz: Intensidade média, amora, morango, pimenta branca, sangue, caixa de tabaco e alcatrão.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio(+), tanino médio, corpo médio(+), intensidade média(+), amora, morango, cereja, baunilha e final longo.

Temperatura de Serviço: 15º

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Projeto: Em 1954 um conjunto de 100 agricultores fundou a Adega Cooperativa de Cantanhede. Atualmente, conta com mais de 700 viticultores associados ativos e apresenta uma produção média anual de 6 a 7 milhões de quilos de uva.

Esta Adega é o principal produtor da Região Demarcada da Bairrada, representando 30 a 40% da produção global da região e certifica cerca de 80% da sua produção, sendo líder destacado nas vendas de vinhos DOC Bairrada e IG Beira Atlântico.

Produtor: Adega de Cantanhede

Enólogo: Osvaldo Amado

Data de prova: 11/6/2021

Deixe uma resposta