Dão – 12,5% – PVP: 18 Euros – Nota: 92+/18
Amarelo esverdeado de cor. Aromas a flores, fruta cítrica, fruta de caroço e sílex. O palato confirma a fruta muito fresca e revela estrutura. Acidez cortante. O final longo e persistente, aliado à acidez, remetem este vinho para a mesa.
Um vinho ainda fechado, de perfil austero e muito mineral. Um grande Dão.
Vinificação: As uvas fermentaram em barricas de carvalho francês usadas, sem adição de leveduras. O vinho estagiou durante 10 meses nas barricas onde fermentou.
Casta: Encruzado
Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.
Nariz: Intensidade média(-), flor de laranjeira, casca de laranja, lima, pêra, leve pêssego, biscoito, leve pimenta branca e sílex.
Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pêra, leve pimenta preta, e final longo.
Produtor: C2O
Projecto: A Quinta da Turquide, próxima de Silgueiros, está na mesma família há mais de 80 anos e Nuno Matos é a terceira geração de agricultores. Tem 7,5 hectares e, na vinha, mais de 50% é da casta Touriga Nacional.
Em 1992, o proprietário lançou os primeiros vinhos no mercado mas não alcançaram o sucesso desejado. Alguns anos mais tarde, João Corrêa desafia Nuno Mira do Ó para relançar o projeto vínico e em 2012 surgiu a primeira referência “Druida”.
Enólogo: Nuno Mira do Ó
Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.
Capacidade: Standard (0,75 L)
Temperatura de Serviço: 12º
Data de prova: 19/3/2021
Outras considerações: Amostra gentilmente cedida pelo produtor.