D. Graça Espumante Grande Reserva Bruto 2016

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 13% – PVP: 15 Euros – Nota: 89/17,5

Um espumante com aromas muito marcados pela mineralidade e pelos leves frutos secos. O palato revela uma bolha fina e uma mousse cremosa. A acidez quase cortante liga muito bem com o perfil amanteigado. Um excelente espumante para a mesa.

Talvez seja a melhor edição de sempre.

Após um ano em garrafa mostra pouca evolução. Acentuaram-se os aromas amendoados e ganhou alguma untuosidade.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e fermentaram em cuba de inox com temperatura controlada. Durante a armazenagem fez-se o levantamento das borras finas durante dois meses. A espumantização fez-se pelo método clássico, tendo permanecido sobre as borras das leveduras durante 12 meses.

Casta: Viosinho

Aspeto: Pálido, efervescência e amarelo.

Nariz: Intensidade média, lima, leve pinhão, leve amêndoa, brioche, fermento de padeiro e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média(+), lima, pinhão, amêndoa, bolha fina, leve manteiga e final longo.

Produtor: ViniLourenço

Enólogo: Virgílio Loureiro

Projeto: A Vinilourenço está situada na pequena povoação do Poço do Canto, concelho da Mêda, no coração do Douro Superior. Horácio Augusto Lourenço plantou as primeiras vinhas na década de 1980. O filho, Jorge Miguel Graça Lourenço, desenvolveu a viticultura, criou os vinhos e estruturou a empresa como a conhecemos hoje. Atualmente a empresa dispõe de 45 hectares de vinha, repartidos pelos concelhos da Meda e Vila Nova de Foz Côa. As várias parcelas de vinha estendem-se pelo Poço do Canto, Vale da Teja e Pocinho, com uma grande diversidade de clima, solos e altitude entre os 160 e 700 m, de xisto nas zonas baixas e de xisto/granito nas zonas mais altas.

Condição de Prova: Ao jantar.

Temperatura de Serviço: 10º – 12º

Data de prova: 5/8/2020 – 2/11/2021

Deixe uma resposta