Chryseia Tinto 2011

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Douro – 14% – PVP: 299 Euros – Nota: 93

É um vinho histórico porque foi considerado o terceiro melhor vinho do mundo, pela revista “Wine Spectator”, em 2014.

Produtor: No ano de 1882, Andrew James Symington estabeleceu-se na cidade do Porto para comercializar vinho do Porto. Passados alguns anos assumiu o controle da gestão da Warre.

Atualmente, os descendentes detêm inúmeras propriedades no Douro totalizando mais de 900 hectares e são uma das referências mundiais na produção de vinho. Fruto desse sucesso, os Symington integraram uma rede exclusiva de produtores familiares de classe mundial designada por “Primum Familiae Vini”.

Com o passar dos anos desenvolveu-se uma sólida amizade entre os Symington e Bruno Prats, que também integrou a rede por ser administrador do “Château Cos d’Estournel ” durante três décadas, mas após a sua venda começou a fazer vinho no Chile e na África do Sul.

No final de 1998, a família Symington propôs a Bruno Prats um desafio irrecusável: produzir um grande vinho não fortificado no Douro. A concretização deu-se no ano seguinte com a criação da Prats & Symington Limitada.

O primeiro vinho foi lançado no mercado no ano 2000.

Vinhas: A empresa é proprietária de duas quintas no Douro: a Quinta de Roriz e a Quinta da Perdiz, com 42 e 23 hectares, respetivamente. As duas quintas possuem uma percentagem elevada de castas Touriga Nacional e Touriga Franca: 23% e 17%, respectivamente, na Quinta de Roriz, e 36% e 23%, respectivamente, na Quinta da Perdiz.

Castas: Touriga nacional (65%) e Touriga Franca (35%).

Aspeto: Intensidade média e rubi.

Nariz: Pouco intenso, ameixa madura, cereja madura, cedro e fumo.

Boca: Intensidade média(+), tanino áspero, acidez média, álcool médio(+), muito corpo, ameixa madura, cereja madura, baunilha e longo.

Conclusão: Esta referência continua a apresentar uma coloração bastante escura para a idade. Curiosamente, o vinho ainda se encontra bastante fechado, ainda assim é percetível a fruta madura e a barrica.

No palato revela muita estrutura com taninos ainda muito evidentes na qual domina a fruta muito madura e a barrica.

Um vinho, com um estilo muito próprio, capaz de enfrentar a passagem do tempo com tranquilidade.

Produtor: Prats & Symington

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 17º

Data de prova: 14/11/2019

1 Comment

Deixe uma resposta