Chapeleiro Avesso Branco 2018

RIEDEL Garrafeira Fernando's Garrafeira Fernando's

Vinhos Verdes – 13% – PVP: 8,5 Euros – Nota: 88/17,5

A Casa do Vilarelho situa-se em Avessadas próximo de Marco de Canaveses. O projeto iniciou-se em 2008 pela reestruturação de uma quinta familiar através da implantação de vinhas onde era praticada agricultura tradicional.

Atualmente, a quinta apresenta uma mancha de vinha com uma área de 9,5 hectares e produz Fernão Pires, Alvarinho, Avesso, Loureiro, Arinto, Touriga Nacional, entre outras.

O nome Chapeleiro provém igualmente de origens familiares e é uma homenagem ao Avô Belmiro.

Vinificação: As uvas fermentaram em cubas de inox com temperatura controlada e realizaram malolática. Após o engarrafamento o vinho repousou cerca de 6 meses em cave antes de ser lançado no mercado.

Casta: Avesso

Aspeto: Pálido e amarelo-esverdeado.

Nariz: Intensidade média(-), cereal, leve feno, pêssego, laranja, leve manga, amêndoa e pedra molhada.

Boca: Seco, acidez alta, álcool médio, corpo médio, intensidade média, pêssego, lima, leve ananás, amêndoa e final longo.

Conclusão: Esta referência não é aromaticamente expressiva, no entanto são notórios os aromas a fruta fresca, a vegetais e minerais. O toque de amêndoa é quase surpreendente e de salutar.

O perfil seco, fresco e quase austero contrasta com a reduzida mas existente tropicalidade. A estrutura e, surpreendente, acidez remete para uma natural apetência gastronómica.

Por último, gostaria destacar o raro leve toque amendoado que o enobrece. Uma grande estreia de uma referência proveniente de casta difícil integrada num projeto jovem.

Produtor: Carlos Gabriel Fernandes.

Enologia: António Sousa (APVV).

Condição de Prova: Ao jantar.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 13º

Data de Prova: 24/2/2020

Deixe uma resposta