Casa do Canto 3 Barricas Garrafeira Particular Arinto Branco 2018

RIEDEL Mind the Glass

Bairrada – 14% – PVP: 65 Euros – Nota: 92+/18

De cor amarela-clara. Um vinho que apresenta aromas a cereais, fruta cítrica, baunilha, frutos secos e mineralidade. O palato revela fruta cítrica, baunilha, fruta da caroço e manteiga.

Esta referência mostra-se pujante, mas elegante. Na verdade, a palavra certa seria equilíbrio entre todos os componentes. A doçura bem ligada com a acidez, harmonia entre barrica e fruta e, não menos importante, equilíbrio entre gordura e frescura.

Um grande Arinto com muita vida pela frente.

Vinificação: As uvas foram totalmente desengaçadas, em seguida foram alvo de uma maceração pelicular pré-fermentativa. O vinho estagiou ao longo de 12 meses em barricas de carvalho francês, das quais se escolheram apenas 3 para engarrafamento. Depois de engarrafado, e antes de ser lançado no mercado, ficou em cave mais 12 meses.

Casta: Arinto

Aspeto: Pálido e amarelo-claro.

Nariz: Intensidade média(+), flor de laranjeira, cereais, lima, leve baunilha, pedra molhada, avelã e folhas secas.

Boca: Seco, acidez média(+), álcool médio(+), taninos médios, corpo médio(+), intensidade média(+), lima, pêssego, baunilha, leve manteiga e final longo.

Produtor: Anadiagro.

Projeto: A Casa do Canto data de 1680, mas foi apenas no início do século XIX, com António Rodrigues e seus filhos António e Manuel Joaquim, que a Casa do Canto se tornou a maior adega da região. Em 2010, o projeto mudou de proprietário.

Enólogo: Pedro Guilherme de Andrade

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: Standard (0,75 L)

Temperatura de Serviço: 12º

Data de prova: 8/5/2022

Deixe uma resposta