Boa Cama Boa Mesa 2020

RIEDEL Mind the Glass
Credits: Jornal Expresso

Entre abril de 2018 e março de 2019, os autores do guia Boa Cama Boa Mesa percorreram o país para selecionar os melhores restaurantes e alojamentos de Portugal. O resultado é este guia, que se publica desde 2003.

A publicação encontra-se dividida em duas partes distintos, boa cama e boa mesa, que podem ser consultados em função da capa que temos voltada para cima. Esta foi a forma inteligente de justapor duas camadas de informação que de outra maneira se podia tornar de difícil consulta.

Este guia apresenta critérios de qualidade para a sua elaboração, ou seja, os restaurantes são avaliados a partir de cinco grandes áreas: comida, local, serviço, garrafeira e relação preço/qualidade. No caso dos alojamentos, os critérios são: projeto turístico, arquitetura, decoração, serviços disponibilizados, relação qualidade/preço e ainda o impacto na área envolvente.

O livro encontra-se estruturado por distritos começando de Norte para o Sul, as ilhas aparecem no final de cada secção. Em cada distrito podemos encontrar os projetos ordenados por concelhos e cada um é representado por uma fotografia, nome, morada, contacto e preço médio, bem como uma  breve descrição e apreciação realizada pelos autores.

Uma das particularidades que mais gosto em cada uma das apreciações são os ícones associados. Basta um breve olhar para ficarmos a saber que tipo de restaurante ou alojamento é, se aceita cartões ou não, se tem estacionamento, que tipo de cozinha pratica, se tem vinho a copo, etc.

Outra das singularidades interessantes deste guia é a inclusão dos premiados com garfo e chave de platina, ouro e prata. Uma seleção dos melhores entre os melhores para os autores.

Esta edição apresenta como novidade a distinção “Mesa de Mérito” que pretende destacar um conjunto de 20 restaurantes tendo por base os critérios de longevidade, consistência de oferta, importância para a região onde se inserem, forma como promovem os produtos endógenos e a cultura

O guia “Boa Cama Boa Mesa” já se tornou numa compra anual obrigatória lá de casa. Aliás, nas férias de verão não saímos de casa sem ele e sem o seu inseparável amigo: o GPS.

Autores: Paulo Brilhante (Coordenador), Ana Maria Fonseca, Fernando Brandão, Pedro Barros, Patrícia Serrado, Dora Troncão e Vera Marques.

Edição: Impresa Publishing

Data de Edição: 2020

ISBN: 978-989-99376-2-8

Número de páginas: 264 (Boa Mesa) + 201 (Boa Cama)

Onde comprar: Tabacarias

Preço: 14, 90 Euros

Deixe uma resposta