Barca-Velha Tinto 2011

RIEDEL Mind the Glass

Douro – 14,5% – PVP: 900 Euros – Nota: 96+/19

Neste vinho destacam-se os aromas a fruta vermelha, especiarias, fruta preta e alguma evolução. O palato mostra fruta texturada e fresca, devido aos taninos e à acidez bem presentes, especiarias e um final longo.

Uma referência ainda jovem, estruturada de perfil poderoso e elegante. O clássico dos clássicos está de volta… com estrondo. Talvez seja uma das melhores 10 melhores edições de sempre.

Vinificação: As uvas foram desengaçadas e, em seguida, suavemente esmagadas. A fermentação decorreu em cubas de inox, com temperatura controlada. O vinho estagiou durante um período de cerca de 18 meses. O lote final foi elaborado com base na seleção de diferentes lotes e barricas.

Castas: Touriga Franca (45%), Touriga Nacional (35%), Tinto Cão (10%) e Tinta Roriz (10%).

Aspeto: Intensidade média e granada.

Nariz: Intensidade média, ameixa, cereja, pimenta branca, caruma, leve cogumelo, caixa de tabaco e cedro.

Boca: Seco, acidez média(+), tanino áspero, álcool médio(+), corpo médio(+), intensidade média(+), ameixa, cereja, pimenta preta, leve cogumelo e final longo.

Projeto: O patriarca da família Ferreira iniciou actividade comercial em meados do século XVIII. No entanto, as fundações da empresa resultariam da acção dos seus netos, José Bernardo e António Bernardo, no início do século XIX, ao aumentarem consideravelmente o património agrícola que tinham herdado.

O casamento entre os seus descendentes, os primos António Bernardo II e Antónia Adelaide viria consolidar um património único e a marcar de forma indelével o futuro da Ferreira.

Dona Antónia, após enviuvar, assumiu os negócios da empresa que fortaleceu e aumentou graças ao seu espírito empreendedor e carisma. A sua inteligência e bondade conquistaram a calorosa admiração dos seus contemporâneos, que carinhosamente a apelidaram de “Ferreirinha”.

A aquisição da Ferreira, em 1987, pela Sogrape permitiu preservar e aumentar o legado patrimonial, histórico e cultural da Ferreira.

Produtor: Sogrape

Enólogo: Luis Sottomayor

Condição de Prova: Sem acompanhamento de comida.

Capacidade: 0,75 L (Standard)

Temperatura de Serviço: 17º

Data de prova: 22/9/2021

Deixe uma resposta