Aprenda a Provar Vinho

RIEDEL Mind the Glass

Um livro que ensina a provar vinhos a todos aqueles  que têm interesse em iniciar-se ou para consolidar conhecimentos àqueles que são iniciados. As situações práticas apresentadas pela autora são verdadeiramente interessantes para iniciantes.

A primeira parte do livro ensina o leitor a provar vinhos analisando as várias componentes da prova: importância do olfato, doçura do vinho, deteção da acidez, indicadores de qualidade e pistas visuais.

A segunda parte do livro trata das diferentes circunstâncias de prova: ambiente físico, distrações, temperaturas de serviço, decantação, copos, etc.

A terceira parte refere-se às uvas brancas e à forma de as reconhecer em prova. Aborda igualmente as principais castas e os “terroirs” de onde provêem. Neste capítulo também é abordada a diferença entre o novo e o velho mundo no que se refere às castas brancas bem como a importância do uso da madeira.

Na quarta parte, a autora aborda as uvas tintas da mesma forma que no capítulo anterior.

Na quinta parte são abordados os vinhos fortificados e espumantes, mais especificamente, as técnicas de espumantização, os vinhos de Xerez, o vinho do Porto e o vinho da Madeira.

No sexto e último capítulo do livro são abordadas algumas formas de emparelhar a comida e o vinho.

Autor: Jancis Robinson

Edição: Lello Editores

Data de Edição: 2001

ISBN: 972-48-1806-3

Número de páginas: 208

Onde comprar: Alfarrabistas

Preço: variável

2 Comments

Deixe uma resposta